O ovo da serpente

Merval Pereira – O Globo

(…) Já o deputado federal Paulo Delgado , em entrevista a Roberto D’Ávila na televisão, fez uma análise sobre a história do PT e também identifica na luta interna desenvolvida a partir dos anos 90 a raiz da crise atual. Segundo Delgado, o PT “foi muito bem nos anos 80, e a campanha presidencial de 89 acelerou nosso processo político”. A partir daí, “perdemos a chance de contribuir para o aperfeiçoamento teórico da esquerda depois da queda do Muro de Berlim. O PT era a esperança da esquerda democrática por que era um partido popular e se tornou o partido do socialismo democrático”, analisa o deputado.

O deputado Paulo Delgado diz que esse papel não foi desempenhado por que o PT “entrou em uma luta interna, e a disputa pelo poder ultrapassou a idéia da consolidação teórica do PT. Com o oposicionismo deslumbrante do PT, tudo servia para fazer oposição”.

Paulo Delgado
Paulo Delgado
Sociólogo, Pós-Graduado em Ciência Política, Professor Universitário, Deputado Constituinte em 1988, exerceu mandatos federais até 2011. Consultor Independente de Empresas e Instituições nas Áreas de Política, Educação e Trabalho, escreve para os jornais O Estado de S. Paulo, Estado de Minas, O Globo e Correio Braziliense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *