Universidade no Leste de Minas

Hoje em Dia – Conexão Brasília

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara aprovou ontem o projeto que autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Federal do Vale do Rio Doce em Governador Valadares, no Leste do Estado. ‘A universidade preenche um grande vazio de oportunidades de acesso ao ensino superior na região. Governador Valadares abriga mais de 250 mil habitantes, que, somados à população dos municípios vizinhos, constituem demanda em dimensão suficiente para justificar a criação da universidade‘, argumentou o relator da proposta, deputado Gilmar Machado (PT-MG).

Na avaliação do ex-presidente da comissão, deputado Paulo Delgado (PT-MG), a universidade poderá reduzir também o volume de emigrantes que deixam a cidade todos os anos em direção aos Estados Unidos. ‘Acredito que esta iniciativa poderá reduzir o grande número de mineiros que deixam o país em busca da ilusão americana por falta de oportunidades aqui‘, destacou.

Paulo Delgado
Paulo Delgado
Sociólogo, Pós-Graduado em Ciência Política, Professor Universitário, Deputado Constituinte em 1988, exerceu mandatos federais até 2011. Consultor Independente de Empresas e Instituições nas Áreas de Política, Educação e Trabalho, escreve para os jornais O Estado de S. Paulo, Estado de Minas, O Globo e Correio Braziliense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *