Educação debaterá vigilância eletrônica nas escolas

Agência Câmara

A Comissão de Educação e Cultura vai realizar audiência pública para discutir o uso de câmeras no sistema de vigilância das escolas de ensino básico. O debate foi solicitado pelo presidente da comissão, deputado Paulo Delgado (PT-MG), em requerimento aprovado na última quarta-feira (8). O deputado avalia que, embora haja projetos que abordem o assunto, o tema ainda não foi discutido do ponto de vista pedagógico.

“Há uma demanda por segurança, que é legítima, e há uma forte preocupação dos dirigentes educacionais em proteger os estudantes, já que os pais só confiam nas escolas que tenham responsabilidade sobre a guarda de seus filhos enquanto estudam”, diz o deputado.

Paulo Delgado destaca, no entanto, que os cuidados com a segurança não podem se sobrepor aos cuidados com a educação. Ele afirma que o sistema de segurança privada é utilizado em uma escala excessiva no País, o que pode produzir efeitos negativos na estabilidade do regime democrático, nos direitos e nas garantias individuais.

Paulo Delgado
Paulo Delgado
Sociólogo, Pós-Graduado em Ciência Política, Professor Universitário, Deputado Constituinte em 1988, exerceu mandatos federais até 2011. Consultor Independente de Empresas e Instituições nas Áreas de Política, Educação e Trabalho, escreve para os jornais O Estado de S. Paulo, Estado de Minas, O Globo e Correio Braziliense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *