Gil participa de seminário em MG

Cinthya Oliveira – O tempo

Seminário Setorial de Cultura da Região Sudeste, no Theatro Central, em Juiz de Fora. O objetivo do evento é reunir instituições públicas e privadas e movimentos sociais envolvidos com o desenvolvimento da área cultural para debater temas relacionados ao Plano Nacional de Cultura (PNC).

Essa iniciativa do governo busca criar diretrizes e metas para resolver algumas questões da área cultural, como a preservação do patrimônio histórico, o incentivo na produção, difusão e democratização de bens culturais e a formação de pessoal qualificado para a gestão da cultura em suas múltiplas dimensões.

O PNC será discutido na I Conferência Nacional de Cultura, a ser realizada em Brasília, em dezembro.

Lá estarão presentes delegados de cada região do país, que levarão as propostas discutidas em cada seminário – além de Juiz de Fora, Cuiabá (MT), Juazeiro (BA), Londrina (PR) e Manaus (AM) também promovem discussões sobre a área cultural.

No seminário regional do Sudeste, além do ministro, estarão presentes os deputados federais Paulo Delgado (coordenador dos cinco seminários) e Gilmar Machado (relator dos eventos), ambos do PT mineiro.

De acordo com o secretário de articulação institucional do Ministério da Cultura, Márcio Meira, “os seminários abrem a possibilidade de a sociedade civil formular e discutir propostas que serão levadas para a conferência”.

Segundo ele, todas as propostas já debatidas em outros seminários (esse é o quarto) estão sendo encaradas com a mesma relevância e nenhuma gerou uma discussão acirrada. Meira explica também porque cidades do interior foram escolhidas para abrigar os seminários nas regiões Sudeste, Nordeste e Sul.

“Quisemos sair das capitais e do litoral, pois acreditamos que nesses lugares existe um maior acesso ao debate sobre a área cultural. A intenção é descentralizar a discussão”, afirma o secretário.

Paulo Delgado
Paulo Delgado
Sociólogo, Pós-Graduado em Ciência Política, Professor Universitário, Deputado Constituinte em 1988, exerceu mandatos federais até 2011. Consultor Independente de Empresas e Instituições nas Áreas de Política, Educação e Trabalho, escreve para os jornais O Estado de S. Paulo, Estado de Minas, O Globo e Correio Braziliense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *