Petista quer regulamentar atividade do circo

Informes do PT – www.informes.org.br

O deputado Paulo Delgado (PT-MG), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara afirmou nesta terça-feira que apresentar um projeto de lei para regulamentar a atividade do circo em todo o país. O parlamentar recebeu nesta manhã o presidente da Fundação Nacional de Arte (Funarte), Antônio Grassi, representantes e pesquisadores circenses de diferentes estados brasileiros para discutir políticas públicas para o circo. Durante o encontro o deputado recebeu um documento pedindo a criação de uma legislação específica que regulamente a ação cultural do circo.

Paulo Delgado destacou a importância do circo no país. O circo surgiu no Brasil através de pessoas vindas de outros países e afirmou-se como uma das poucas atividades culturais do país. Talvez ele tenha papel mais importante do que o próprio cinema, pois proporciona um reencontro entre as famílias, analisou. Segundo o deputado o circo foi pioneiro na difusão cultural no país.

Segundo Antônio Grassi, o encontro com o petista representou uma conquista para o movimento. Foi uma oportunidade rara que tivemos para buscar políticas públicas para a atividade do circo no país, disse. Ele destacou também que o circo fundamental para a cultura brasileira. O circo tem uma posição estratégica na cultura, acredito que ele seja a mãe de todas as artes, acrescentou.

Além da criação de leis específicas para a regulamentação do circo no país, o documento pede a criação de um Programa de Incentivo Fiscal aos municípios que recebam as companhias circenses e ofereçam áreas públicas com água, sanitários, esgoto e energia elétrica.

O encontro na Câmara faz parte das várias atividades realizadas por representantes circenses de diferentes estados brasileiros em comemoração ao Dia Nacional do Circo, comemorado em 27 de março.

Paulo Delgado
Paulo Delgado
Sociólogo, Pós-Graduado em Ciência Política, Professor Universitário, Deputado Constituinte em 1988, exerceu mandatos federais até 2011. Consultor Independente de Empresas e Instituições nas Áreas de Política, Educação e Trabalho, escreve para os jornais O Estado de S. Paulo, Estado de Minas, O Globo e Correio Braziliense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *