EM NOME DO PAI

EM NOME DO PAI

O Globo – 6 de Julho de 2015.

Já é razoável o consenso de que a função da mente é controlar o corpo. E quena vida, sem um mínimo de interdição e autoridade, a vaca vai para o brejo. O sofrimento incompreensível, a alegria inexplicável, as habilidades inadequadas que estimula,pessoas agitadas buscando satisfação, ritmos e interesses variados, uma auto-sensualidade que lembra parte de alguma coisa e aparenta desejos impacientes: não há experiência terapêutica que o salve dessa normalidade anormal.
O repertório de estímulos automáticos que o leva a funcionar fora de hora, sem hora para nada, não pode ser conhecido para não amenizar, em quem o observa, o prestígio e o sem sentido das coisas inaceitáveis que motiva. E o que acontece de mágico, devorador, com quem contribui para ele se manter um mito sempre renovado, se fordesconhecido por quem o tem como poder,agrada ao corpo, mas não dá folga ao coração. É bom entender pouco do seu funcionamento; é essencial ter por ele lucidez sem esperança. Se virar um deus, distancia dele.
O agitadopersonagemque descrevo não é o parlamento, nem qualquer um dos poderes do Estado. É o dinheiro, que adquiriu uma sexualidadetão excitada que misturou pecado e crime, separou família, matou sem prender, vestiu ao avesso o pano e a casaca, manipula a política como a um fantoche. Minha sugestão é que: (1) como nunca foi claro para todosporquêo interesse pelo dinheiro ultrapassa asatisfação saudável das necessidades; (2) como o relacionamento ilícito de muitas autoridades com ele está, como um animal daninho, devorando todas as nossas instituições; (3)como a giria mais falada por empreiteiros patrióticos tornou-se o suborno, não o concreto armado; (4) como as indulgências voltaram a ser vendidase(5) como o parlamento não para nunca com medo detocar no assunto,é hora de discutir a equação entre dinheiro e necessidade como o centro do descomedimento da soberania nacional.
Quando o dinheiro não tiver mais a estonteante e tumultuosaimportância que tem para desalentados reformadores sociais,poderá surgir uma camaradagem instantânea entre ele e as necessidades básicas, objetivas, como alimentação, e também com as subjetivas, como a admiração. O sistema de representação poderá se fundar em outro código moral, pois toda pessoa que tem preço e o dinheiro paga,perceberá que, no fundo, é uma pessoa barata. O sistema judiciário, com seus artifícios destinados a produzir juízes e promotores ricos de salário – e pobres de sabedoria –, poderá se convencer que o amor ao dinheiro destroi todo outro tipo de amor e sabota os melhores desejos e apetites humanos, inclusive a cegueira romântica que enforma a justiça para juízes honrados. E no executivo, carente de amigos, diminuiriaa força do baba-ovo e das contaspublicitárias geradoras desse caldeirão borbulhante que é o “fato político”, com suasmentiras, dinheiro estrangeiro e jatinhos para pobres de espírito.
Nem toda riqueza está assentada no culto do dinheiro, mas os que baseiam seu prestígio no medo de não ter outra referência de poder, lamento supor que ai faltaum pai, não o dinheiro.
*****

PAULO DELGADO é sociólogo.

 

Leia também em: Globo.com

Paulo Delgado
Paulo Delgado
Sociólogo, Pós-Graduado em Ciência Política, Professor Universitário, Deputado Constituinte em 1988, exerceu mandatos federais até 2011. Consultor de Empresas e Instituições, escreve para os jornais O Estado de S. Paulo, Estado de Minas e Correio Braziliense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *