Grupo Brasil-Japão discute intercâmbio entre os dois países

Informes do PT – www.informes.org.br

O comércio bilateral entre o Brasil e o Japão foi o principal tema do I Simpósio do Grupo Parlamentar Brasil-Japão – Aliança para o século 21, realizado nesta quinta-feira, na Câmara. “O encontro serviu também para a preparação da agenda parlamentar bilateral e para o aperfeiçoamento dos mecanismos de intercâmbio comercial, científico, tecnológico e cultural entre os dois países”, afirmou o deputado Paulo Delgado (PT-MG), vice-presidente do Grupo.

Paulo Delgado destacou ainda que outro objetivo do simpósio foi o de ampliar o conceito da estabilidade brasileira para os negócios bilaterais, “rompendo com os traumas do passado”. Ele anunciou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitará o Japão em maio deste ano para retribuir a visita do primeiro ministro japonês Junichiro Koizumi , que esteve no Brasil em setembro do ano passado. Na ocasião, Koizumi afirmou que pôde constatar que o país “desenvolve-se com vigor, superando as adversidades no caminho da consolidação do desenvolvimento estável”.

Segundo o deputado Paulo Delgado, há potencial para parcerias entre Brasil e Japão nos setores de mineração, agronegócio, indústria automotiva, manufaturado, combustível, energia, tecnologia e de software.

Paulo Delgado
Paulo Delgado
Sociólogo, Pós-Graduado em Ciência Política, Professor Universitário, Deputado Constituinte em 1988, exerceu mandatos federais até 2011. Consultor Independente de Empresas e Instituições nas Áreas de Política, Educação e Trabalho, escreve para os jornais O Estado de S. Paulo, Estado de Minas, O Globo e Correio Braziliense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *